Recentemente, tem sido crescente o número de acidentes rodoviários em todo o mundo. No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que só em 2019 ocorreram 30.788 mortes por acidentes de trânsito. Estes números preocupantes mostram a importância da implantação de políticas públicas de conscientização e prevenção de acidentes nas estradas.

A conscientização acerca da segurança no trânsito é de fundamental importância, principalmente para os jovens, que muitas vezes são mais propensos a se exporem ao perigo. É preciso que sejam realizadas campanhas de conscientização por meio da mídia, como TV, rádio, internet, bem como por meio de ações educativas nas escolas.

Ações educativas devem ser promovidas desde cedo, para que as crianças tenham consciência da importância de manter a segurança no trânsito para assim não se tornarem futuros motoristas imprudentes. É preciso conscientizar que o trânsito é um espaço de convivência e que a paciência, a gentileza e o respeito pelos outros são as principais atitudes que devemos adotar.

A legislação de trânsito também é importantíssima, pois ela traz regras e diretrizes para que todos possam conviver em harmonia nas estradas. É preciso ter em mente que obedecer as leis também é uma forma de prevenção de acidentes.

Além disso, é necessário que os veículos estejam sempre em boas condições para rodar. A manutenção preventiva é primordial para garantir a segurança de todos no trânsito. Sistemas importantes como freios, pneus e suspensão devem estar sempre em dia.

É fundamental que as pessoas se conscientizem de que um alto número de acidentes rodoviários pode ser evitado, por meio de práticas conscientes e da educação viária desde a infância. A segurança no trânsito deve ser uma preocupação de todos. Afinal, a vida é o maior bem que possuímos e ela deve ser preservada a todo custo.